banner itacarambi 01

Semana do Bebê e “Dia Municipal do Aleitamento Materno” finalizam com significativa participação da população

Cap. Equipe Vigilancia SanitariaAs atividades desenvolvidas na Semana do Bebê obteve participação maciça da população de Itacarambi. Iniciadas na segunda-feira (15/09), a programação contou com capacitação das rotinas sobre o leite materno em cada setor da Secretaria Municipal de Saúde, com destaque para a demonstração dos 10 passos para o sucesso da amamentação; palestras na Rádio FM foram proferidas nas quintas-feiras, às 8h45, durante o mês de setembro, além de palestras em escolas para pais e alunos com variados temas, como: leite materno, benefícios do parto normal, fortalecimento do vínculo mamãe e bebê; Shantala (massagem para o bebê); direitos da criança na 1ª infância, com a participação do Conselho Tutelar; Depressão pós-parto; desenvolvimento da linguagem na primeira infância, com a participação de Dentista e Fonoaudiólogo; e a importância dos testes do olhinho, linguinha e coraçãozinho.

A passeata de conscientização e uma gincana desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação fechou a programação no dia 27/09. Três Escolas Municipais participaram da gincana e o tema aleitamento materno foi trabalhado nas tarefas, fazendo um bom trabalho de conscientização para a população que compareceu no Cais Água Viva. A Escola Municipal Adélia de Almeida Seixas sagrou-se campeão, a Escola Municipal Carmem Maria vice-campeã e, em terceiro lugar a Noeme Sales Nascimento. Foi uma disputa bem acirrada e levou a melhor quem mais arrecadou fraldas descartáveis, roupas infantis e apresentou maior número de mães amamentando crianças de 0 a 6 meses. As equipes receberam troféus e medalhas e a campeã receberá mais premiação de uma tarde de lazer.

O evento foi desenvolvido pela SMS e contou coma as parcerias da equipe intersetorial de articulação do Selo Unicef no município, SME e Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos.

{phocagallery view=category|categoryid=74|limitstart=1|limitcount=23}