banner itacarambi 01

Fórum Comunitário Selo UNICEF é realizado com sucesso

Com a presença de 144 inscritos, o 1º Fórum Comunitário – Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013/2014, foi realizado com sucesso no dia 15 de agosto, no Clube Recreativo.

unicef 000A Coordenadora da Casa dos Conselhos Roxsane Jovina Campos iniciou as atividades destacando os objetivos do Selo UNICEF, para melhor compreensão dos presentes e apresentou as ações já realizadas pela Comissão Intersetorial. O Prefeito Ramon Campos, que participou de toda programação, ressaltou a importância da participação de todos na construção de políticas públicas que contemplem crianças e adolescentes.

Ouça a entrevista de Shirley Costa

O Clube dos Desbravadores de Itacarambi “Unidos em Cristo”, composto por adolescentes, fez uma bonita apresentação que, além de enriquecer o evento, encantou a todos pela ordem e disciplina dos participantes.

A articuladora do Selo Unicef, Shirley Costa, apresentou a metodologia do 1º Fórum Comunitário, reforçou sobre os objetivos do selo, expondo quais as ações devem ser realizadas  pelo município, enfocando que esta é mais ação estratégica de participação social obrigatória que trará resultados positivos ao município, ao serem apresentadas propostas construídas em equipe com a participação dos adolescentes.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Tatiane Silva Mota, apresentou diagnóstico em razão das desigualdades e a situação atual do município. De acordo a presidente, várias ações bem relevantes já foram desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, demonstrando resultados alcançados com os eventos promovidos no município com a participação de crianças e adolescentes.

Os 06 grupos de trabalho do 1º Fórum Comunitário contou com o acompanhamento e orientação da Comissão Intersetorial e facilitadores que, após apresentação dos objetivos da cada grupo e discussão, surgiram as propostas que foram apresentadas à plenária para aprovação.

O Selo UNICEF Município aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

O Unicef incentiva e apoia gestores municipais, sociedade civil e empresas para que executem ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, com o objetivo de melhorar as condições de vida da criança e adolescente. Monitora e avalia a o desempenho dos municípios nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social. Eles são agrupados de acordo com os seus indicadores econômicos e sociais e são avaliados no âmbito de seu estado.

{phocagallery view=category|categoryid=67|limitstart=1|limitcount=57}