banner itacarambi 01

    Articuladora do Selo UNICEF reúne com setores estratégicos para definir data do Fórum Comunitário

    1º Fórum ComunitárioNo dia 11/07, às 9 horas, na Casa dos Conselhos reuniram vários segmentos da sociedade civil e órgãos estratégicos da Prefeitura com a articuladora Shirley Costa para planejar o 1º Fórum Comunitário – Selo UNICEF 2013/2016, cuja data ficou definida para dia 15 de agosto.

    1º Fórum ComunitárioO município de Itacarambi aderiu à Edição 2013/2016 do Selo UNICEF Município Aprovado, em novembro de 2013.  No mesmo período foi indicada a articuladora do Selo, Shirley Francisca Costa, secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social. Com a necessidade de dar corpo às ações previstas pela metodologia do Selo, a articuladora tem se reunido regularmente com os setores estratégicos da Prefeitura e sociedade civil. A articuladora relembrou que o município já usufrui do selo e precisa muita dedicação e comprometimento de todos para garantir que seja mais uma vez aprovado.

    As capacitações que articuladora Shirley Costa tem participado junto com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Tatiane Silva e a Coordenadora da Casa dos Conselhos Roxsane Campos, têm como objetivo a organização e planejamento das ações para realizar o 1º Fórum Comunitário.

    1º Fórum ComunitárioNeste ano ações já foram desenvolvidas, como: criação da Comissão Intersetorial, Criação do Núcleo de Cidadania do Adolescente - NUCA, Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e Adolescente (entre os dias 12 a 16 de maio), etc. A moderadora do NUCA Elisângela de Carvalho Alquimim, que já trabalha em Programas Sociais no município, garante que é um desafio desenvolver atividades que façam a integração do adolescente, mas há a certeza de que será uma experiência dignificante. Inicialmente a moderadora fará um diagnóstico junto aos adolescentes do município para levantamento das demandas e realidades vividas por eles.

    1º Fórum ComunitárioOutra reunião já está marcada para amanhã 25/07, a partir das 9 horas, para discutir os preparativos finais à realização do 1º Fórum e, ainda, entrega de todos os dados levantados pela equipe de saúde, educação e ação social. De acordo com a articuladora, o fórum precisa ser realizado para elaboração de um Plano Municipal de Ação, pois é imprescindível que todos se preocupem com o destino dos jovens. “O nosso município tem promovido várias ações que envolvem o jovem no esporte, em oficinas de música, artesanato, música, etc. Mas devemos ouvi-los para que todos sejam envolvidos em boas práticas de saúde, educação, social, etc.”, finaliza Shirley.

    Conhecendo o Selo UNICEF Município Aprovado

    Em 2013, mais de 1.600 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016. Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com a sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.

    1º Fórum ComunitárioO Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes nas áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Este Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce. Ele está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


    Prefeitura Municipal de Itacarambi
    Praça Adolfo de Oliveira, s/n - Centro
    Itacarambi - MG - CEP 39.470-000
    Telefone: (38) 3613-2559

    © 2017 Prefeitura Municipal de Itacarambi